1. Quando Cristóvão Colombo descobriu sem querer a América
em 1492, qual era o seu real objetivo?
a) Chegar às
terras localizadas onde hoje está o Brasil antes dos portugueses seus maiores
rivais, já que os espanhóis sabiam da existência desta vasta região.
b) Praticar a
pirataria contra os navios portugueses.
c) Chegar às
Índias, região da Ásia, para conseguir especiarias e espalhar a fé cristã.
d) Dominar os
nativos da região.
2. Sobre os astecas marque a opção que indica de forma
correta quem exercia o poder político neste povo.
a) o
imperador era tratado quase como um deus porque acreditava-se que ele falava
com os deuses.
b) o
sacerdote de Huitzilopochtli, o deus da Guerra, era o mais temido e respeitado
no povo asteca.
c) o poder
político não era exercido por uma autoridade central, mas, por um grupo de
homens mais velhos que decidiam sobre quase todos os assuntos de interesse das
pessoas.
d) Os donos
das mineradoras de ouro eram os que exerciam o poder político.
3. Sobre a conquista da
América, é verdade que os astecas, incas e maias foram subjugados pelos espanhóis,
embora houvesse superioridade numérica de índios. Para isso contribuíram o uso
de armas de fogo, os conflitos internos entre os nativos e as doenças
transmitidas pelos conquistadores. Sobre a conquista dos incas, assinale a
alternativa correta.
a) Os incas foram derrotados porque acreditaram que
os conquistadores eram deuses de volta aos Andes e se sacrificaram em frente
deles.
b) A conquista do vasto território inca
foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos
quéchuas, que foram exterminados.
c) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o
Panamá, chegou ao Pacífico e comandou a conquista dos incas, aproveitando-se
das lutas internas que enfraqueciam o Império.
d) Atahualpa consultou os
sacerdotes-adivinhos para que explicassem a invasão dos conquistadores. Por não
obter resposta, o rei os matou, e dessa forma o Império entrou em declínio.
e) O conquistador espanhol, após ter
tido contato direto com Atahualpa, armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro;
pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, o matou. Sem o rei, o Império
desestabilizou-se e caiu.
4. Assinale a alternativa que caracteriza o sistema de trabalho conhecido
como "mita".
a) Trabalho escravo de negros nas
plantações de açúcar do Caribe.
b) Trabalho forçado de índios e
mestiços nas plantações de café da Colômbia.
c) Trabalho forçado de índios nas minas
de ouro e prata do Peru e Alto Peru.
d) Trabalho escravo de índios nas minas
de salitre e cobre do Chile.
5. A necessidade de mão-de-obra para o trabalho nas colônias americanas
provocou:
a) a morte apenas dos nativos e dos
africanos que reagiram à colonização.
b) a queda do domínio comercial europeu
com a mudança dos interesses econômicos do Mar Mediterrâneo para a América.
c) a salvação de milhares de índios e
negros através da colonização.
d) a absorção da mão-de-obra livre de
brancos, índios e negros que procuravam trabalho.
e) violência exercida pelos
conquistadores europeus contra os povos americanos e africanos.
Questionário
1.
O que o Sol representava para os Incas?
2.
Sobre os Incas comente:
a)
como era a sociedade;
b)
o que cultivavam; e
c)
as estradas e a criação de animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário