terça-feira, 20 de maio de 2014

7º ANO – HISTÓRIA – 2º BIMESTRE – EXERCÍCIOS DE REFORÇO



1. Quando Cristóvão Colombo descobriu sem querer a América em 1492, qual era o seu real objetivo?

a) Chegar às terras localizadas onde hoje está o Brasil antes dos portugueses seus maiores rivais, já que os espanhóis sabiam da existência desta vasta região.
b) Praticar a pirataria contra os navios portugueses.
c) Chegar às Índias, região da Ásia, para conseguir especiarias e espalhar a fé cristã.
d) Dominar os nativos da região.

2. Sobre os astecas marque a opção que indica de forma correta quem exercia o poder político neste povo.

a) o imperador era tratado quase como um deus porque acreditava-se que ele falava com os deuses.
b) o sacerdote de Huitzilopochtli, o deus da Guerra, era o mais temido e respeitado no povo asteca.
c) o poder político não era exercido por uma autoridade central, mas, por um grupo de homens mais velhos que decidiam sobre quase todos os assuntos de interesse das pessoas.
d) Os donos das mineradoras de ouro eram os que exerciam o poder político.  
  
3. Sobre a conquista da América, é verdade que os astecas, incas e maias foram subjugados pelos espanhóis, embora houvesse superioridade numérica de índios. Para isso contribuíram o uso de armas de fogo, os conflitos internos entre os nativos e as doenças transmitidas pelos conquistadores. Sobre a conquista dos incas, assinale a alternativa correta.

a) Os incas foram derrotados porque acreditaram que os conquistadores eram deuses de volta aos Andes e se sacrificaram em frente deles.
b) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados.
c) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o Panamá, chegou ao Pacífico e comandou a conquista dos incas, aproveitando-se das lutas internas que enfraqueciam o Império.
d) Atahualpa consultou os sacerdotes-adivinhos para que explicassem a invasão dos conquistadores. Por não obter resposta, o rei os matou, e dessa forma o Império entrou em declínio.
e) O conquistador espanhol, após ter tido contato direto com Atahualpa, armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro; pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, o matou. Sem o rei, o Império
desestabilizou-se e caiu.

4. Assinale a alternativa que caracteriza o sistema de trabalho conhecido como "mita".

a) Trabalho escravo de negros nas plantações de açúcar do Caribe.
b) Trabalho forçado de índios e mestiços nas plantações de café da Colômbia.
c) Trabalho forçado de índios nas minas de ouro e prata do Peru e Alto Peru.
d) Trabalho escravo de índios nas minas de salitre e cobre do Chile.
  
5. A necessidade de mão-de-obra para o trabalho nas colônias americanas provocou:

a) a morte apenas dos nativos e dos africanos que reagiram à colonização.
b) a queda do domínio comercial europeu com a mudança dos interesses econômicos do Mar Mediterrâneo para a América.
c) a salvação de milhares de índios e negros através da colonização.
d) a absorção da mão-de-obra livre de brancos, índios e negros que procuravam trabalho.
e) violência exercida pelos conquistadores europeus contra os povos americanos e africanos.

Questionário

1. O que o Sol representava para os Incas? 

2. Sobre os Incas comente:

a) como era a sociedade;
b) o que cultivavam; e
c) as estradas e a criação de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário