segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Avaliação Bimestral de História – 7º Ano


1. Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português
(Oswald de Andrade. "Poesias reunidas". 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972).
Os versos descrevem um momento histórico ligado à
(A) Expansão Marítima Europeia.
(B) Revolução Industrial Inglesa.
(C) Crise do Antigo Regime.
(D) Guerra dos Cem Anos.
(E) Partilha Afro-Asiática.

2. Quanto à
 expansão
 marítima,pode‐se
 afirmar
 que:

(A) iniciou‐se no
 séculoXIII e
 teve
 Portugal
 como
 pioneiro.
(B) foi
 determinada
 pelo desejo
 de lucro
 da
 burguesiados
 reis.
(C) foi 
determinada 
pela 
tomada
 de 
Constantinopla pelos 
turcos.
(D) iniciou‐se
 com
 a
 viagem
 de 
Marco 
Polo.
(E) foi 
determinada 
pela 
sede
 de 
aventuras 
característica 
do
 europeu. 

3. Marque a única alternativa que não tem a ver com a expansão marítima portuguesa:

(A) Portugal
 quer ia
 descobrir um caminho
 para
 Oriente
 através do Atlântico.
(B) A
 criação da Escola de Sagres mostrou interesse português pelas navegações.
(C) o 
primeiro 
passo 
dado 
por 
Portugal 
nas 
navegações 
foi 
a
 tomada 
de 
Ceuta.
(D) Portugal 
foi
 pioneiro
 na 
expansão
 marítima.

4. A
 expansão
 marítima
 espanhola:

(A) foi anterior à expansão marítima portuguesa e tinha como objetivo chegar às índias pelo
 Mar
 Mediterrâneo.
(B) foi iniciada quando Cristóvão Colombo, navegador italiano, convenceu os reis espanhóis a tentar descobrir um
 novo caminho
 para as índias.
(C) foi baseada naidéias de que a terra era redonda,
 mas era impossível navegar rumo  ao   ocidente para chegar
 ao
 oriente.
(D) foi
 exatamente
 igual
 à
 expansão
 marítima
 portuguesa,
 porque
 ambos
 os
 países queriam      contornar
 a África
para
chegar
ao
oriente.
(E) foi 
influencia da
 pela 
viagem 

de 
circunavegação 
de 
Vasco
da
Gama, 
navegador
português.

5. Como os espanhóis e portugueses já tinham se dedicado às rotas marítimas pelo hemisfério sul, ingleses e franceses concentraram suas navegações:

(A) Na parte oeste, em busca da passagem sudeste para o continente asiático.
(B) Na parte norte da América, em busca de uma passagem noroeste para o continente asiático.
(C) Na parte leste, em busca de ma passagem noroeste para as Índias.
(D) Franceses e ingleses não se preocuparam com a expansão marítima.

6. As navegações de longa distância pelos mares foram iniciadas pelos portugueses e espanhóis. A tecnologia utilizada pelos navegantes da época eram:

(A) o compasso, a lupa e o astrolábio.
(B) a galera puxada a remo, o canhão e a pólvora.
(C) a caravela, a bússola e o quadrante.
(D) o navio a vela, a âncora e o timão.

7. A mandioca, a batata-doce, a araruta, o milho, o feijão, o amaranto e o amendoim são utilizados como alimentos atualmente, porque foram:

a) cultivados como fontes alimentares das primeiras civilizações agrícolas que se fixaram nos vales dos rios Nilo e Eufrates, há 5 mil anos.
b) cultivados inicialmente na África por volta de 3 mil anos atrás e difundidos nos séculos XV e XVI pelos europeus.
c) alimentos básicos das primeiras comunidades agrícolas que se tornaram sedentárias há 7 mil anos no Oriente Próximo.
d) domesticados por populações que desenvolveram a agricultura na América, há pelo menos 6 mil anos.

8. Os indígenas da América:

(A) viviam pacificamente no interior dos grandes impérios pré-colombianos (Inca, Maia e Asteca) até a chegada dos europeus, que destruíram as comunidades indígenas e dizimaram milhões de pessoas. 
(B) atravessaram conflitos em todos os períodos conhecidos de sua história, das lutas contra a dominação dos grandes impérios pré-colombianos à resistência frente aos europeus conquistadores e aos estados independentes. 
(C) conseguiram autonomia política após as independências nacionais, pois as repúblicas hispano-americanas permitiram o retorno à vida comunitária, suprimiram os tributos e o trabalho forçado. 
(D) mantiveram-se livres na área de colonização portuguesa, mas foram escravizados nas regiões de colonização espanhola e inglesa, tornando-se a principal mão-de-obra na agricultura e mineração. 
(E) unificaram-se atualmente em amplos movimentos de libertação que visam recuperar as formas de vida e de trabalho do período pré-colombiano e restaurar a autonomia das antigas comunidades.

9. A civilização asteca tinha por centro a região que hoje corresponde:
(A) ao México;
(B) ao Caribe;
(C) ao litoral pacífico dos EUA;
(D) ao Peru;
(E) à Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário