terça-feira, 10 de setembro de 2013

Questões de Geografia – 8º Ano


Responda em seu caderno:
1) Por que as mudanças climáticas são um dos riscos mais enfrentados pelas populações da Ásia atualmente?
2) O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da Ásia no mapa.

(a) Verde (b) Amarelo (c) Lilás (d) Vermelho (e) Laranja

3) Sobre as relações comerciais entre Brasil e China pode se afirmar que:
(a) Não são tão importantes, uma vez que o maior parceiro comercial do Brasil são os Estados Unidos.
(b) São excelentes para o Brasil porque a China é um dos maiores compradores de mercadorias brasileiras e o Brasil também importa mercadorias chinesas.
(c) As relações com a China são frias porque este país adota um regime de governo fechado e sob controle do Partido Comunista Chinês.
(d) Atualmente os interesses brasileiros estão voltados para a Europa porque as possibilidades de negócios são enormes.

4) Explique com suas palavras o que é a política do filho único adotada na China? Os chineses tem conseguido atingir os seus objetivos? Explique.

5) CHINA JÁ É MAJORITARIAMENTE URBANA, APÓS 4 MIL ANOS DE PREDOMÍNIO RURAL.

A China, um país predominantemente rural durante seus quatro milênios de história, viveu um momento inédito em 2011: pela primeira vez os moradores das cidades superaram os do campo. Essa grande mudança terá consequências sociais, econômicas e até culturais no país mais populoso do mundo.  Esse é um momento simbólico no processo de urbanização que começou há um século. Lentamente, nos anos 50, do século XX, pouco mais de 60 milhões de chineses passaram a viver nas cidades, contra cerca de 500 milhões de agricultores.  Especialistas reconhecem que o país enfrenta grandes desafios e que o êxodo rural pode ser visto como reflexo de problemas sociais. A população rural foi para as cidades porque perdeu muitas terras, que foram desapropriadas pelo governo. Se, além de perder seu estilo de vida, os chineses tiverem que enfrentar o desemprego nas cidades, a instabilidade social e a delinquência, os problemas sociais podem aumentar, afirma uma socióloga da Universidade Pedagógica de Pequim. 
Para a especialista, o regime precisa controlar esse êxodo, não com limitações, como fez durante décadas, mas com políticas de criação de emprego e de inserção social nas cidades.  A maioria dos especialistas concorda que o sistema de "hukou" (sistema de registro que dividia os cidadãos entre urbanos e rurais e não permitia sua saída do lugar de nascimento), que ainda perdura, deve ser abolido progressivamente, já que por causa dele os imigrantes rurais são tratados como "cidadãos de segunda classe" nas zonas urbanas, com acesso limitado às políticas e aos projetos de educação, de saúde e moradia. Nos últimos 30 anos, cerca de 240 milhões de chineses deixaram o campo para viver nas cidades e muitos não encontraram outra opção a não ser trabalhar em empregos não especializados e mal remunerados, como a construção civil.
  
Sublinhe e numere o trecho do texto que:
 1 - apresenta um motivo para o aumento da população urbana na China (no século XX);
2 - reforça a ideia de que há uma espécie de segregação (separação) entre as pessoas que vivem no campo e as que vivem na cidade;
3 - apresenta as principais dificuldades vividas pelos novos moradores dos espaços urbanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário