terça-feira, 27 de agosto de 2013

Descritores de Ciências do 3º Bimestre

3º Bimestre - Descritores de Ciências
7º Ano

·         7.1: Entender como as bactérias e fungos agem na decomposição e apodrecimento dos alimentos ou restos de seres vivos e sua função útil para a natureza.

·         7.2: Como agem os micro-organismos nas situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina e antibióticos.

·         7.3: Compreender a ação dos estômatos no processo de transpiração das plantas.

·         7.4: Fazer relação entre a capilaridade e o processo da fotossíntese das plantas.

·         7.5: Correlacionar as atividades dos decompositores à fotossíntese das plantas.

·         7.6: Fazer relação entre o aspecto da flor e o seu possível polinizador.

·         7.7: Descrever o processo de polinização.

·         7.8: Estabelecer diferenças entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas.

·         7.9: Identificar as características das bactérias, protozoários e fungos de acordo com suas características e atividades.

·         7.10: Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos.

·         7.11: Reconhecer a função da flor nas Angiospermas.

·         7.12: Reconhecer que as plantas, assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração.

·         7.13: Relacionar a estrutura e a função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.

3º Bimestre - Descritores de Ciências
8º Ano
·         8.1: Compreender que os leucócitos são células que atuam na defesa do nosso corpo contra a ação de agentes invasores.

·         8.2: Diferenciar os tipos sanguíneos do sistema ABO e Fator Rh quanto às possiblidades de transfusões.

·         8.3: Diferenciar a pequena circulação da grande circulação, percebendo sua inter-relação.

·         8.4: Saber a função das vacinas e dos soros em relação às prevenções e cura respectivamente.

·         8.5: Identificar a estrutura do sistema linfático (vasos linfáticos e órgãos linfoides) e sua importância no organismo humano.

·         8.6: Identificar as estruturas respiratórias e seus movimentos.

·         8.7: Identificar os componentes do sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), diferenciando-os quanto a sua anatomia e suas funções.

·         8.8: Identificar os componentes do sangue (parte líquida e parte sólida).

·         8.9: Identificar as estruturas que compõem o sistema respiratório.

·         8.10: Saber o que é hematose e sua importância para as trocas gasosas nos pulmões.

·         8.11: Identificar as principais doenças do sistema respiratório e suas manifestações no organismo humano.

·         8.12: Reconhecer o efeito causado pelo HIV (vírus que destrói as defesas do corpo humano) no sistema imunológico.
  
3º Bimestre - Descritores de Ciências
9º Ano

·         9.1: Identificar as vantagens e desvantagens dos diferentes processos de geração de energia, percebendo as situações que causam desperdício de energia ou de matéria.

·         9.2: Comparar diferentes recursos energéticos (petróleo, carvão e gás natural), verificando biomassa, origens e usos.

·         9.3: Identificar as fontes e transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos.

·         9.4: Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade.

·         9.5: Reconhecer e diferenciar energia potencial e cinética.

·         9.6: Identificar as características da força como grandeza vetorial.

·         9.7: Identificar o ponto material ou móvel, referencial, observador, estado de movimento ou de repouso como objetos de estudo da física.

·         9.8: Reconhecer os movimentos retilíneos: uniforme e uniformemente variado.

·         9.9: Estimar velocidades e deslocamentos em situações apresentadas (caminhadas, ônibus, satélites etc.).

·         9.10: Identificar força enquanto ação externa capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos.
·         9.11: Calcular a soma de forças em caminhadas, ônibus, satélites etc.).

·         9.12: Reconhecer a primeira lei de Newton para interpretar situações do cotidiano.

·         9.13: Compreender a Lei de Ação e Reação em fenômenos, envolvendo equilíbrio e movimento de partículas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário