3º Bimestre - Descritores de Ciências
7º Ano
·
7.1: Entender como as bactérias e
fungos agem na decomposição e apodrecimento dos alimentos ou restos de seres
vivos e sua função útil para a natureza.
·
7.2: Como agem os
micro-organismos nas situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina e
antibióticos.
·
7.3: Compreender a ação dos
estômatos no processo de transpiração das plantas.
·
7.4: Fazer relação entre a
capilaridade e o processo da fotossíntese das plantas.
·
7.5: Correlacionar as atividades
dos decompositores à fotossíntese das plantas.
·
7.6: Fazer relação entre o
aspecto da flor e o seu possível polinizador.
·
7.7: Descrever o processo de
polinização.
·
7.8: Estabelecer diferenças
entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas.
·
7.9: Identificar as
características das bactérias, protozoários e fungos de acordo com suas
características e atividades.
·
7.10: Interpretar dados relativos
a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos.
·
7.11: Reconhecer a função da flor
nas Angiospermas.
·
7.12: Reconhecer que as plantas,
assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração.
·
7.13: Relacionar a estrutura e a
função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.
3º Bimestre - Descritores de Ciências
8º Ano
·
8.1: Compreender que os
leucócitos são células que atuam na defesa do nosso corpo contra a ação de
agentes invasores.
·
8.2: Diferenciar os tipos
sanguíneos do sistema ABO e Fator Rh quanto às possiblidades de transfusões.
·
8.3: Diferenciar a pequena
circulação da grande circulação, percebendo sua inter-relação.
·
8.4: Saber a função das vacinas e
dos soros em relação às prevenções e cura respectivamente.
·
8.5: Identificar a estrutura do
sistema linfático (vasos linfáticos e órgãos linfoides) e sua importância no
organismo humano.
·
8.6: Identificar as estruturas
respiratórias e seus movimentos.
·
8.7: Identificar os componentes
do sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), diferenciando-os quanto
a sua anatomia e suas funções.
·
8.8: Identificar os componentes
do sangue (parte líquida e parte sólida).
·
8.9: Identificar as estruturas
que compõem o sistema respiratório.
·
8.10: Saber o que é hematose e sua
importância para as trocas gasosas nos pulmões.
·
8.11: Identificar as principais
doenças do sistema respiratório e suas manifestações no organismo humano.
·
8.12: Reconhecer o efeito causado
pelo HIV (vírus que destrói as defesas do corpo humano) no sistema imunológico.
3º Bimestre - Descritores de Ciências
9º Ano
·
9.1: Identificar as vantagens e
desvantagens dos diferentes processos de geração de energia, percebendo as
situações que causam desperdício de energia ou de matéria.
·
9.2: Comparar diferentes recursos
energéticos (petróleo, carvão e gás natural), verificando biomassa, origens e
usos.
·
9.3: Identificar as fontes e
transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos.
·
9.4: Classificar as tecnologias
do cotidiano que utilizam eletricidade.
·
9.5: Reconhecer e diferenciar
energia potencial e cinética.
·
9.6: Identificar as características
da força como grandeza vetorial.
·
9.7: Identificar o ponto material
ou móvel, referencial, observador, estado de movimento ou de repouso como
objetos de estudo da física.
·
9.8: Reconhecer os movimentos
retilíneos: uniforme e uniformemente variado.
·
9.9: Estimar velocidades e
deslocamentos em situações apresentadas (caminhadas, ônibus, satélites etc.).
·
9.10: Identificar força enquanto
ação externa capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos.
·
9.11: Calcular a soma de forças em
caminhadas, ônibus, satélites etc.).
·
9.12: Reconhecer a primeira lei
de Newton para interpretar situações do cotidiano.
·
9.13: Compreender a Lei de Ação e
Reação em fenômenos, envolvendo equilíbrio e movimento de partículas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário