terça-feira, 21 de maio de 2013


COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Coerência

Todo texto escrito deve apresentar uma unidade lógica, algo a que nos referiremos, a partir dessa definição bastante simplificada, como coerência. A avaliação da coerência de um texto está muito relacionada ao domínio que o aluno tem da estrutura característica do gênero do discurso a ser produzido e da qualidade da leitura que é capaz de fazer do tema e da coletânea.
No caso de textos de natureza argumentativa, observar a construção da coerência do texto significa estar atento à maneira como o aluno desenvolve sua redação. Muitas vezes, em lugar de relacionar fatos, argumentos, dados, ele apenas limita-se a comentá-los. No caso de temas acompanhados de coletâneas, esse procedimento prejudica a articulação textual, o que, consequentemente, compromete a coerência. É comum, também, o aluno utilizar (sem perceber) dois elementos da coletânea que são contraditórios, como se fossem complementares... situações como essas são avaliadas no item coerência.

Coesão
Ainda com relação à organização gramatical e semântica do texto, podemos considerar um último critério: a coesão. Um texto coeso pode ser definido, de forma bastante simplificada, como aquele que apresenta unidade e uma perfeita relação entre todas as suas partes. Para que isso ocorra, o aluno precisará valer-se de algumas estruturas que, na língua, cumprem exatamente a função de garantir a coesão dos textos. São elementos coesivos, por exemplo, os pronomes, as conjunções, a pontuação, apenas para lembrarmos alguns.

1 – Em seu texto Adoráveis felinos, Walter Carrasco diz que admira os felinos porque eles “Têm personalidade. Só fazem o que querem”. Nesse texto, são relatados alguns episódios ou textos menores. Leia um desses episódios.

Adoráveis felinos
[...]
         Em outra oportunidade, fui a uma gravação de um programa de televisão que exigia um gato azul. O gato devia ser perseguido, correr e pular para cima de uma árvore. Quanto otimismo! Ao chegar, vi um gato gordo pintado de azul – com uma rinsagem especial para pelo de animais. Mais adiante, em outra gaiola, outro gato, também pintado. Era o dublê. Puseram o primeiro no chão. Todos os atores saíram correndo, espantados. Ele continuou imóvel. Botaram o segundo. Mais imóvel ainda. Eram gatos gordos e peludos, que preferiam ficar deitados enquanto todos se esgoelavam em torno. Voltaram ao primeiro. A veterinária encarregada amarrou suas patas com umas cordinhas e puxou, para ver se ele andava. O bichinho deixou-se arrastar no chão. Decidiram gravar por partes. Assim, os atores ficaram correndo de um lado para o outro, gritando:
         __ Olha o gato, olha o gato!
         Enquanto isso, o astro observava a gritaria placidamente, certamente imaginando que os humanos são uns bichos muito esquisitos. Chegou o momento final. Bastava colocar o felino em cima da árvore. Todos olhariam para o galho e gritariam. Quem conseguiu? Tomado de fúria, o gato arranhou todos que tentavam tirá-lo de seu cantinho confortável. Começou a chover e o gato desbotou. Exaustos, todos transferiram a gravação para outro dia.
         [...]
                                               Revista Veja. São Paulo: Abril, 2 de abril de 2003, pág. 114.

2 – Esse texto é um episódio que forma, junto com alguns outros, um texto maior. Identifique e classifique o elemento que o liga ao episódio anterior. 

3 – Explique como ocorre a coesão entre a segunda frase e a primeira. 

4 – A segunda frase retoma a primeira e acrescenta dados novos. Identifique esses dados novos e informe qual é a importância deles para a elaboração do texto. 

5 – Informe a que gato os numerais primeiro e segundo se referem. 

6 – Além de ser retomado pela repetição do termo gato, o gato principal é também retomado por outros substantivos. Identifique esses substantivos e informe o tipo de referência utilizado. 

7 – Nas frases “Ele continuou imóvel.”; “[...] enquanto todos se esgoelavam em torno.”; “[...] puxou para ver se ele andava.”, identifique que termo os pronomes destacados retomam. 

8 – Em “[...] preferiam ficar deitados enquanto todos se esgoelavam em torno.”, identifique o elemento de coesão empregado para ligar as orações e informe a relação de sentido que ele estabelece.

9 – Que elemento de coesão é empregado para ligar a quinta frase à quarta? Classifique-o.

10 – Que elemento de coesão é empregado para ligar o terceiro parágrafo ao anterior? O que ele indica? 

11 – Retire do texto palavras ou expressões que representam o comportamento dos felinos e que o autor pretende realçar.

12 – No final do texto, ocorre uma mudança de comportamento no gato. Identifique-a e explique se ela reforça ou contradiz a intenção do autor. 

13 – Considerando a opinião do autor sobre a “personalidade” dos felinos, e o seu objetivo de demonstrar isso no episódio, há coerência no texto? Justifique. 


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