segunda-feira, 29 de abril de 2013


PROVA DE HISTÓRIA – 9º ANO – 1º BIMESTRE

Questão 1
Proclamada a República em 1889, inicia-se um novo período na História política do Brasil, que se estende até 1930. Esse período está corretamente relacionado às suas características em:

a) República Velha: força econômica e poder da oligarquia rural; uso da violência e do clientelismo; manipulação eleitoral. 
b) Coronelismo: forca militar e poder político dos coronéis do Exército; uso da violência e do autoritarismo; ausência de legítimo processo eleitoral.  
c) Força econômica da oligarquia urbana: uso dos meios de comunicação como arma política; manipulação eleitoral.
d) Política dos Governadores: força econômica e poder político da oligarquia estadual; defesa dos princípios de liberdade e igualdade; legítimo processo eleitoral.

Questão 2
Nos anos posteriores a proclamação da República no Brasil até 1930, a maioria dos presidentes eram políticos de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação e, por isso, dominavam o cenário político da república – prática conhecida como:

a) Política dos Governadores
b) Política do Café com Leite
c) Política da Elite
d) Política Paulista-Mineira

Questão 3
A chamada “política dos governadores” pode ser explicada da seguinte maneira:

a) Os governadores representavam as oligarquias estaduais e controlavam as eleições, realizadas com voto aberto. Isso sustentava a República da Espada, na qual vários coronéis governaram o país, retribuindo o apoio político dos governadores.  
b) Diante das revoltas populares do período, que ameaçavam as oligarquias estaduais, os governadores se aliaram aos coronéis, para que chefiassem as expedições militares contra as revoltas, garantindo a ordem, em troca de maior poder político.   
c) As oligarquias estaduais se aliavam aos coronéis, que detinham o poder político nos municípios, e estes fraudavam as eleições. Assim, os governadores elegiam candidatos que apoiariam o presidente da República, e este retribuía com recursos aos estados.
d) Os governadores excluídos da política do “café com leite” se aliaram às oligarquias nordestinas, a fim de superar São Paulo e Minas Gerais. Essas alianças favoreceram uma série de revoltas chefiadas por coronéis, que comandavam bandos de jagunços. 

Questão 4


  

A charge acima faz referência ao voto

a) secreto, uma conquista dos sindicatos operários durante a era Vargas.  
b) censitário, em que havia a exigência de uma renda anual para votar e para se candidatar a cargos públicos.  
c) da mandioca, em que votar era permitido apenas para homens livres e com uma renda igual ou superior ao valor de 1,5 toneladas de mandioca.
d) do cabresto, uma característica do coronelismo.

Questão 5
“Durante a República Velha (1889-1930), percebemos o coronelismo como limitador da cidadania, pois o poder de mando do coronel influenciava as eleições.”

A partir do texto, assinale a INCORRETA:

a) O coronelismo fez surgir o "voto de cabresto" e o "curral eleitoral", expressões que refletem a postura dócil dos comandados, que votam nos candidatos indicados pelo coronel em troca de favores ou simplesmente por imposição, uma vez que este é quem controla, direta ou indiretamente, a vida das pessoas em sua propriedade ou na região.
b) Em vigor na República Oligárquica o voto secreto impedia o controle que os poderosos exerciam sob os eleitores que de alguma forma dependiam deles.
c) Soma-se a toda essa estrutura de poder a situação de ignorância à qual está submetida a grande massa de trabalhadores rurais do país, distante dos centros urbanos, da escola e dos meios de comunicação, distante dos direitos - assegurados pela lei, mas negados pelo exercício do poder por parte das elites rurais.
d) O coronel é sempre um grande proprietário rural, que, naturalmente, possui o poder econômico e, na prática, o poder político local, o poder de polícia e o poder de justiça. Em outras palavras, prefeitos, delegados e juízes são homens da família do coronel ou seus "protegidos".
  
Questão 6
"Num momento em que a Marinha se reforma e tenta assimilar as técnicas modernas, seu elemento humano e seu mecanismo disciplinar ainda são regulados por códigos dos séculos XVIII e XIX. Os maus-tratos se somam à frequência dos castigos corporais. O trabalho é duro e excessivo."
(Edgard Carone – "A República Velha")

O texto acima diz respeito:
a) À Revolta da Armada do Almirante Custódio de Melo, que derrubou Deodoro da Fonseca.
b) À modernização da Marinha pelo Almirante Cochrane e eliminação dos maus-tratos.
c) À rebelião dos marinheiros chamada "Revolta da Chibata", comandada pelo "Almirante Negro", João Cândido.
d) Às reclamações trabalhistas e por melhores condições de trabalho dos oficiais da Marinha.

Questão 7
Sobre a Revolta de Canudos, marque a resposta incorreta:

a) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro
b) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria que afetam o povo sertanejo
c)  Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico
d) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis

Questão 8
Durante a República Velha, os dois principais exemplos de messianismo foram os movimentos de Canudos e:

a) Do Contestado
b) Do Conselheiro
c) Da Vacina
d) Da Chibatada

Questão 9
Sobre o movimento popular conhecido como Revolta da Vacina (1904), é INCORRETO afirmar:

a) O movimento foi acompanhado de manifestações de grupos intelectuais que consideravam a obrigatoriedade da vacina um atentado às liberdades individuais.
b) O movimento foi marcado pelo receio das classes populares contra os possíveis vexames, violações e abusos recorrentes das ações dos agentes de saúde, no esforço de impor a vacinação a todos os moradores da cidade.
c) A Revolta da Vacina foi um movimento popular face ao avanço das doenças epidêmicas e à indiferença das autoridades quanto à questão da saúde pública.
d) O movimento de reação à lei da vacina obrigatória foi acentuado pelo descontentamento popular devido à carestia e o desemprego.

Questão 10
Sobre as reformas urbanas ocorridas no início do século XX, no Brasil, podemos afirmar que:

a) foram inspiradas pelas reformas de Londres e Nova Iorque na segunda metade do século XIX

b) tiveram uma preocupação com as construções coloniais, símbolos da nossa história

c) causaram pequeno impacto sobre os centros urbanos das principais cidades brasileiras

d) tiveram por objetivo modernizar as cidades, abrindo avenidas e melhorando serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário